EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
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Keywords

Formação contínua de professores
evasão escolar
curso de licenciatura em pedagogia

How to Cite

Coelho , D. G. de M. ., Reis , N. S. do C. ., de Lima , S. A. B. M. ., & Chrysóstomo , C. S. C. . (2023). EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA. REVISTA FOCO, 16(02), e1096. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-167

Abstract

O objetivo desse trabalho intitulado “Evasão Escolar no Curso de Pedagogia” é investigar o processo de formação inicial e continuada dos docentes do curso de licenciatura em pedagogia no ISEPAM, para melhores práticas docentes; através de questionário virtual. Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por que existe no ISEPAM um alto índice de alunos no curso de Licenciatura em Pedagogia, que tem acesso à universidade e quando conseguem dela fazer parte, em sua grande maioria abandonam o curso ou quando conseguem concluir não apresentam o Projeto Monográfico? Tem como público alvo docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ISEPAM. Antunes (2011) salienta a relevância da formação contínua e a constante atualização do professor para que se alcance o sucesso do processo educativo. A metodologia está caracterizada como bibliográfica por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores utilizados; quantitativa, por gerar dados numéricos após a aplicação e análise de questionário destinado ao corpo docente do curso de Licenciatura em Pedagogia do ISEPAM, no município de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil. Também se caracteriza por exploratória, por investigar o fenômeno “Evasão Escolar no Curso de Pedagogia”, aproximando-o da comunidade científica. Os autores utilizados foram: Gadotti (2003), Freire (1996), Libâneo (2017), Sacristán (2013), dentre outros.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-167
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